Um carro pertencente a uma empresa de manutenção industrial e que transportava um produto radioativo foi roubado na madrugada de domingo em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). Um grupo de homens armados rendeu dois funcionários da empresa e levou o veículo na Rodovia Washington Luís, próximo ao acesso à Linha Vermelha. O carro continha um irradiador com o elemento Selênio 75, utilizado em radiografias para soldas industriais.
O produto radioativo estava dentro de uma caixa metálica presa com cadeado no porta malas. De acordo com a Polícia Civil, o roubo do veículo aconteceu por volta da meia-noite de domingo. Em depoimento à delegacia de Duque de Caxias, os funcionários da empresa relataram que foram surpreendidos por três homens armados que bloquearam parte da via e os tiraram do carro. Os criminosos levaram dinheiro e objetos pessoais das vítimas e fugiram com o carro.
A polícia suspeita que os criminosos não sabiam da carga radioativa. Considerado de alto risco para a saúde, o selênio é utilizado na indústria para produzir radiografias de inspeção em equipamentos. O contato com a pele pode causar queimaduras e, em caso de exposição intensa e prolongada, até a amputação de algum membro. A radiação também consegue penetrar a pele e atingir as células, podendo levar à morte.
Apesar do perigo, a empresa Arctest Serviços de Manutenção e Inspeção Industrial, responsável pelo veículo, minimizou os riscos de radiação do material. Segundo Mário de Boita, supervisor de proteção radiológica, o carro tinha adesivos e placas sobre o material e advertências sobre os riscos de contaminação em caso de vazamento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora