Quando a chuva deu uma trégua, turistas saíram de casa para caminhar pela orla da Praia Brava| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Movimento alto em parques e shoppings

O ParkShoppingBarigui estava lotado ontem. Diversas pessoas foram conferir a exposição Dinossauros da Patagônia, com réplicas em tamanho real.

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Procissão celebra a padroeira de Curitiba

Cerca de 200 fiéis participaram de uma procissão em homenagem à Nossa Senhora da Luz do Pinhais, padroeira de Curitiba, ontem. Eles saíram às 17 horas da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no centro da cidade, e seguiram até a Catedral Basílica, onde ocorreu uma missa solene.

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Quem disse que feriado sem sol não dá praia? Centenas de pessoas aproveitaram no litoral a folga do Dia da Independência e do Dia de Nossa Senhora da Luz do Pinhais – no caso dos curitibanos. Apesar do tempo frio e chuvoso, elas optaram por descer a serra para descansar e curtir a família longe da rotina da capital.

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O céu nublado não foi suficiente para tirar o bom humor da funcionária pública Elany Rangel, de 49 anos. Elany chegou a Caiobá na quarta-feira pela manhã e pretende retornar a Curitiba somente no domingo. Acompanhada da filha, da neta e de uma amiga, ela aproveitou uma trégua da chuva, na manhã de ontem, para caminhar pela praia. "Quem não veio com medo da chuva perdeu uma ótima oportunidade para relaxar e descansar", disse.

Prévia

Apesar do calçadão de Caiobá ter ficado lotado, o movimento ainda não foi o esperado pelos comerciantes. A estimativa da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral do Paraná (Assin­­dilitoral) é de que até domingo, aproximadamente 200 mil pessoas passem pelo litoral do estado, gerando um faturamento de R$ 30 milhões. Para o comércio local, o feriado de Sete de Setembro é considerado uma prévia do que vai acontecer na temporada que se aproxima. A expectativa é que o tempo melhore no fim de semana.

Lázaro de Oliveira, de 64 anos, é dono de um restaurante em frente à Praia Mansa, em Caiobá. Para ele, o movimento nestes dois primeiros dias do feriado foi inferior ao observado nos dois dias do final de semana anterior. Oliveira acredita que as condições do tempo são determinantes para o sucesso das vendas. "No ano passado, quando o tempo colaborou, registramos um lucro 150% maior que no mesmo período", explicou.

A experiência adquirida ao longo dos seis anos em que é comerciante ensinou Oliveira a manter os pés no chão. O segredo, segundo ele, é investir em aperfeiçoamento o ano inteiro, para conquistar uma clientela fixa e não ficar na dependência de períodos de exceção, como os feriados, por exemplo.

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