O mau tempo que levou ao destelhamento de cerca de três mil casas no Oeste do Paraná na noite de quarta-feira (6) não deu trégua e provocou novos temporais de granizo na região no final de quinta-feira (7) e muita chuva nesta sexta-feira (8). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, pelo menos seis municípios foram atingidos: Ibema, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, São João e São Jorge D'Oeste.
Em Ibema, a 45 quilômetros de Cascavel, uma chuva que durou cerca de dez minutos destelhou aproximadamente 400 casas. Imagens do telejornal Bom Dia Paraná mostram que quintais inteiros e a frente da catedral da cidade ficaram totalmente cobertos pelas pedras de gelo.
À noite, os moradores já faziam fila para receber lonas da Defesa Civil municipal. Móveis, colchões e eletrodomésticos ficaram encharcados dentro das casas. Ninguém ficou desabrigado, mas várias famílias passaram a noite na casa dos parentes. O capitão Julio César de Góes contou ao Bom Dia Paraná que uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cascavel foi para Ibema, onde coordena as ações na cidade. "Estamos bastante cansados com tanto trabalho, mas as ações devem continuar e não tem hora para terminar", disse.
Consertos
No município de Cascavel choveu durante toda a quinta e sexta. Por isso, as pessoas não puderam consertar os telhados e, durante a madrugada, famílias inteiras ficaram debaixo de goteiras.
E enquanto chovia em Ibema, Pato Bragado tentava se recuperar do temporal que aconteceu na madrugada de quinta-feira, quando 80% das casas foram atingidas.
As aulas no município foram suspensas, os funcionários públicos dispensados e o comércio ficou de portas fechadas. No campo, lavouras de milho foram perdidas e vários barracões de frango ficaram destelhados.
Mais de mil aves do comerciante Valério Dassoler morreram. Até consertar tudo, ele deve ficar mais de quatro meses sem poder criar frangos. "Agora temos que refazer o telhado novamente, colocar decoração nova, trocar os equipamentos que foram danificados", lamentou.
Previsão para o fim de semana
As chuvas atingiram a região Oeste se estendem a todo o estado do Paraná no fim de semana. Além das fortes pancadas, há risco de temporais isolados, com vento e granizo, até o final de semana, mas, apesar das chuvas, as temperaturas se matêm amenas.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, os riscos de chuvas com granizo permancem até esta sexta-feira (8). "No fim de semana deve chover em todo o estado, mas deve o sol aparecer nas regiões Norte e Oeste", explica o meteorologista Marcelo Brauer. Segundo ele, a quantidade de chuva acumulada no mês de agosto está dentro da média para o mês.
O Simepar alerta para a possibilidade de novos temporais, com trovoadas e rajadas de vento nas regiões de Londrina e Maringá.
De acordo com Brauer, no domingo as chuvas cessam no extremo Oeste, na região de Foz do Iguaçu. "Apesar disso, uma nova frente fria deve chegar no começo da próxima semana e as chuvas voltam a partir de terça-feira (12)", diz.
No fim de semana, Cascavel fica nublada com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas e temperaturas entre 13°C e 22°C. A cidade de Foz do Iguaçu, parcialmente nublada, enfrentará índices de 15°C a 25°C. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros marcam mínima de 10°C e máxima de 20°C. O céu fica nublado, com possibilidade de pancadas de chuva em todo o sábado e na tarde de domingo. Em Guarapuava, região Central, a mínima prevista será de 9°C e a máxima de 19°C. No Litoral do estado, Paranaguá enfrenta temperaturas entre 13°C e 21°C e grande possibilidade de chuvas. Londrina, Norte, deve ter chuvas com trovoadas e ventos fracos a moderados. Mínima de 15°C e máxima de 23°C. Em Maringá, Noroeste, o quadro de instabilidade é semelhante, e as temperaturas ficam entre 15ºC e de 24ºC. Em Curitiba, deve chover durante todo o fim de semana. As temperaturas ficam entre 10°C e 20°C.