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Nutrição

McDonald's reduz de teor de calorias, açúcar e sódio de seus produtos

Lanches do tipo fast-food estão entre os principais responsáveis pela epidemia global de obesidade, que no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atinge 13,9% da população. Ainda segundo o IBGE, 82% dos brasileiros abusam de gordura saturada e 61% de açúcar. Preocupados em não perder consumidores, a rede McDonald's decidiu reduzir os teores de sódio e açúcar de seu cardápio. No Brasil, as mudanças já começam neste sábado.

A Arcos Dorados, empresa responsável pela marca McDonald's, diz que uma das opções mais vendidas no mundo, o McLanche Feliz, terá mais vitaminas e minerais e menos sódio, açúcar e calorias. E agora ganha uma porção de frutas em pedaços como sobremesa. A primeira será de maçãs. Além disso, será oferecida nova McFritas, a McFritas Kids. Ela ela terá apenas 100kcal (quilocalorias), menos da metade da versão anterior. E ainda segundo a marca, todas as possíveis combinações de quatro itens (hambúrguer, cheeseburguer ou McNuggets mais McFritas ou Cenouritas, bebida e frutas) terão até 600kcal, o que equivale a menos de um terço da recomendação de consumo diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde para crianças de 6 a 10 anos.

Já a quantidade de sódio foi reduzida, 10% em média, nos pães, no McNuggets, no queijo e no ketchup, diminuindo assim o teor dessa substância nas três opções de produto principal do McLanche Feliz: hamburger, cheeseburguer e McNuggets. Também a quantidade de açúcar nas bebidas à base de frutas foi diminuída em quase 40%, passando a ter um limite de 5g por 100ml.

E a rede oferecerá ainda uma nova opção de salada de acompanhamento para a McOferta. Com cinco tipos de folhas - chicória, radicchio, escarola e alfaces americana e romana - e tomates-caprese, o prato terá quase o dobro do peso da versão anterior, com mais vitaminas e minerais e menos de 10kcal, sem o molho. Além disso, sai o parmesão ralado, reduzindo-se assim o teor de gordura.

"Estamos sempre atentos às tendências, pesquisas e preferências da sociedade, e desenvolvemos estudos próprios. O McDonald's mais uma vez mudou e mudará sempre que for necessário, pois queremos continuar oferecendo produtos que permitam aos clientes fazer combinações mais adequadas para uma alimentação nutritiva e saudável", afirma Woods Staton, CEO da Arcos Dorados.

O cardápio McDonald's evoluiu novamente, mas o sabor não mudou. Para garantir que os produtos mantivessem rigorosamente o mesmo sabor, foram realizadas pesquisas durante dois anos, explicou Staton. As mudanças foram testadas e aprovadas por consumidores. A empresa diz que apoia ações locais de iniciação esportiva e promoção de eventos para toda a família.

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