Apoio
O governo recebeu ontem o apoio das universidades federais ao programa Mais Médicos. A Andifes (associação de reitores) divulgou nota em defesa da política lançada no mês passado por meio de medida provisória pela presidente Dilma Rousseff. 41 das 59 universidades federais já se dispuseram a dar tutoria aos médicos que aderirem ao programa.
Portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União de ontem abriu prazo para adesão de novas instituições ao programa Mais Médicos, iniciativa do Executivo para aumentar a presença de profissionais no interior do país. Entre os dias 5 e 12 de agosto, universidades estaduais e municipais, além de secretarias de saúde de prefeituras e estados poderão fazer pré-adesão à iniciativa o objetivo é que elas indiquem supervisores e tutores dos profissionais selecionados pelo programa para atuar em cidades onde há carência de médicos.
Caberá a eles fazer o acompanhamento do cumprimento da jornada de trabalho dos médicos (40 horas semanais), realizar visitas periódicas e relatar ocorrência de problemas. De acordo com portaria publicada pelo governo, o salário dos supervisores será de R$ 4 mil e dos tutores acadêmicos, R$ 5 mil.
A prioridade para essas tarefas, entretanto, será dada a universidades federais. "Serão selecionadas instituições, escolas e programas de residência médica apenas nas unidades da federação onde não houver adesão de instituição federal de educação superior", afirma trecho da portaria publicada ontem.
As federais têm até o dia 12 para confirmar sua participação no programa. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 41 universidades federais já fizeram a pré-adesão. A partir disso, o MEC apresenta um plano de trabalho para as instituições e só então elas realizam a adesão em definitivo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião