Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
programa federal

MEC abre prazo para universidade estadual aderir ao Mais Médicos

Portaria publicada em edição extra do "Diário Oficial" da União de ontem (1) abriu prazo para adesão de novas instituições ao programa Mais Médicos.

Entre os dias 5 e 12 de agosto, universidades estaduais e municipais, além de secretarias de saúde de prefeituras e Estados poderão fazer pré-adesão à iniciativa - objetivo é que elas indiquem supervisores e tutores dos profissionais selecionados pelo programa para atuar em cidades onde há carência de médicos.

Caberá a eles fazer o acompanhamento do cumprimento da jornada de trabalho dos médicos (40 horas semanais), realizar visitas periódicas e relatar ocorrência de problemas, por exemplo. De acordo com portaria publicada pelo governo, o salário dos supervisores será de R$ 4 mil e dos tutores acadêmicos, R$ 5 mil.

A prioridade para essas tarefas, entretanto, será dada a universidades federais. "Serão selecionadas instituições, escolas e programas de residência médica apenas nas unidades da federação onde não houver adesão de instituição federal de educação superior", afirma trecho da portaria publicada ontem.As federais têm até o dia 12 para confirmar sua participação no programa. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante (Educação), 41 universidades federais já fizeram a pré-adesão. A partir disso, o MEC apresenta um plano de trabalho para as instituições e só então elas realizam a adesão em definitivo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.