O Ministério da Educação divulgou ontem a relação de candidatos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo para ingresso em instituições públicas de ensino superior que usa como critério o desempenho dos candidatos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A consulta pode ser feita no site sisu.mec.gov.br. Os selecionados na segunda chamada deverão fazer as matrículas nas próprias instituições em que foram aprovados, nos dias 30 e 31 deste mês.
Dos 108 mil candidatos selecionados na primeira chamada, apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas e foram redistribuídas na segunda chamada. Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior.
De acordo com o MEC, esse porcentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas.
Lista de espera
Após a matrícula dos aprovados em segunda chamada, caso ainda existam vagas disponíveis, o sistema eletrônico vai gerar uma lista de espera, que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1.° de fevereiro.
Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema do Instituto Federal de São Paulo foi o mais procurado do processo. No total, 21,9 mil candidatos se inscreveram para disputar uma vaga nesse curso. Como a divisão do MEC é apenas pelo curso, sem diferenciar a localidade, esse número se refere a todos os alunos que se inscreveram para essa opção do Instituto Federal de São Paulo incluindo todos os câmpus da entidade.
Na sequência dos cursos mais concorridos estão Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (19.751 inscrições), o mesmo curso da Universidade Federal Rural do Semi-árido (18.667), Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (15.358) e Administração da Universidade Federal de Pernambuco (14.062).