A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu manter abertas as matrículas para o curso de Jornalismo para os aprovados no último vestibular. A oferta das vagas, porém, foi classificada como "irregular" pelo Ministério da Educação (MEC) ontem.

CARREGANDO :)

O problema, segundo a assessoria do MEC, é que a suspensão do vestibular para o curso só poderia ser revertida ao longo deste ano ou ainda em 2015, já que seria um processo demorado e que depende de novas visitas e de avaliação do curso. Portanto, os aprovados no último vestibular, de acordo com o MEC, devem optar pela graduação em outra instituição ou escolher outro curso dentro da UFPR.

As matrículas para os cursos da UFPR começam no próximo dia 28. A expectativa da universidade é de que a situação do curso de Jornalismo se reverta antes disso, já que está negociando a revogação da medida com as secretarias de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e de Educação Superior (Sesu), ambas ligadas ao MEC. No entanto, conforme a assessoria do ministério, a medida cautelar que suspendeu o vestibular só deixaria de valer com as novas avaliações.

Publicidade

Em nota divulgada esta semana, a universidade disse que os aprovados podem "ficar tranquilos" porque "todas as medidas que estiverem ao alcance da universidade serão tomadas em favor dos novos alunos."

O vestibular para Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFPR foi suspenso pelo MEC em dezembro do ano passado, após os cursos terem ficado abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC).