O Ministério da Educação (MEC) liberou a criação de cursos de Medicina em 39 municípios do país. O resultado faz parte de um processo de seleção e avaliação feito desde outubro do ano passado. Ao todo, 205 municípios manifestaram interesse em sediar cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada.
São Paulo é o estado com maior número de cidades consideradas aptas para sediar cursos: 14. Em seguida, vem Bahia, com seis. Minas e Paraná tiveram, cada um, quatro cidades aprovadas. Os quatro municípios paranaenses selecionados são Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. O Rio de Janeiro teve dois municípios selecionados.
Outras sete cidades têm prazo de seis meses para fazer adequações para estarem habilitadas para sediar os cursos. Nessa lista estão três cidades paulistas, uma fluminense, uma maranhense e uma do Pará.
Implantação
A partir de agora, os 39 municípios partem para a segunda fase, que é a apresentação de um plano de implantação das escolas. Uma audiência pública será realizada na próxima semana para discussão dos critérios de escolha das instituições. Municípios selecionados têm agora o compromisso de melhorar e manter a infraestrutura de saúde.
O MEC afirma que outras listas de municípios selecionados serão divulgadas. A segunda chamada deverá ser publicada ainda neste mês.
De acordo com a secretária de Regulação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Marta Abramo, foram criadas até agora 4.199 vagas de cursos de Medicina. Com editais, outras 2 mil deverão ser abertas. "Primeiro selecionamos o município, depois a entidade faz a proposta. Ela tem assim garantia de que seus investimentos terão retorno e nós, que a infraestrutura montada será adequada", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. "É um processo que está começando. Temos agora todo o trabalho de selecionar as instituições, um processo que terá de ser feito de forma transparente."