Brasília (ABr) Cerca de 55 mil estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas das cidades de Capão da Canoa e Gravataí (RS) vão começar a usar em março a tecnologia do Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe). A adesão desses municípios foi firmada entre o ministro interino da Educação, Jairo Jorge, o secretário de Educação do Rio Grande do Sul, José Fortunati, e os prefeitos de Capão da Canoa, Jairo Marques, e de Gravataí, Sérgio Stasinski.
Segundo nota do Ministério da Educação (MEC), essa parceria que envolve União, estado e municípios tem o objetivo de "enfrentar a evasão escolar e incentivar a permanência dos alunos na escola". Além disso, o uso do Cartão do Estudante cada aluno terá um cartão com chip eletrônico de controle deve permitir que o estudante se integre a outros programas públicos, entre eles os serviços de saúde, cultura e transporte.
Para participar do projeto-piloto de implantação do Safe, as escolas vão receber do MEC computadores e equipamentos para registrar a freqüência. As primeiras escolas a receberem a tecnologia, na segunda quinzena de março, são as de Capão da Canoa. O município vai participar com 15 escolas e 9 mil alunos.
No fim de março, 79 escolas e 46 mil alunos de Gravataí iniciam a experiência, juntamente com as escolas públicas de Rio Verde (GO), Boa Vista (RR), São Carlos (SP) e Parnamirim (RN). Para desenvolver o projeto, o MEC fez parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) responsável por instalar os equipamentos nas escolas e acompanhar seu desempenho.
Além de testar a tecnologia e os equipamentos em seis municípios de todas as regiões do país, o Ministério da Educação prevê, até julho, expandir o sistema aos 260 maiores municípios do país que, juntos, têm cerca de 50% das matrículas do ensino público fundamental e médio.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião