A médica pediatra Andréia Cristina Bubna foi condenada na quinta-feira (10) pela 3.ª Vara Federal Criminal de Curitiba por negligência de diagnóstico e atendimento. Ela teria deixado de adotar os procedimentos necessários ao atender a menina B.R.S.W., de 3 anos, quando atuava como residente no Hospital de Clínicas (HC), em 1999.

CARREGANDO :)

Na ocasião, a criança chegou ao hospital com diarréia, vômito e febre. Depois de examinar a garota, a médica diagnosticou amigdalite, receitando injeção do antibiótico Benzetacil, soro e o antiflamatório Nimesulid gotas. A criança foi liberada e morreu três horas depois em decorrência de septicemia (infecção no sangue), broncopneumonia e hepatite aguda, conforme o laudo de necropsia feito no mesmo dia.

Andréia foi condenada a dois anos, dois meses e 20 dias em regime aberto. Entretanto, a punição foi substituída por uma pena alternativa: pagamento de R$ 50 mil à família e prestação de serviços à comunidade. À sentença ainda cabe recurso no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre. O advogado da acusada, Marcelo Marquadt, informa que assim que receber a notificação irá recorrer.

Publicidade

A médica não faz mais parte do quadro de funcionários do HC desde 2003. Procurada pela reportagem, a direção do hospital prefere não comentar o assunto até o processo ser concluído.Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo restrito para assinantes).