A médica pediatra Andréia Cristina Bubna foi condenada na quinta-feira (10) pela 3.ª Vara Federal Criminal de Curitiba por negligência de diagnóstico e atendimento. Ela teria deixado de adotar os procedimentos necessários ao atender a menina B.R.S.W., de 3 anos, quando atuava como residente no Hospital de Clínicas (HC), em 1999.
Na ocasião, a criança chegou ao hospital com diarréia, vômito e febre. Depois de examinar a garota, a médica diagnosticou amigdalite, receitando injeção do antibiótico Benzetacil, soro e o antiflamatório Nimesulid gotas. A criança foi liberada e morreu três horas depois em decorrência de septicemia (infecção no sangue), broncopneumonia e hepatite aguda, conforme o laudo de necropsia feito no mesmo dia.
Andréia foi condenada a dois anos, dois meses e 20 dias em regime aberto. Entretanto, a punição foi substituída por uma pena alternativa: pagamento de R$ 50 mil à família e prestação de serviços à comunidade. À sentença ainda cabe recurso no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre. O advogado da acusada, Marcelo Marquadt, informa que assim que receber a notificação irá recorrer.
A médica não faz mais parte do quadro de funcionários do HC desde 2003. Procurada pela reportagem, a direção do hospital prefere não comentar o assunto até o processo ser concluído.Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo restrito para assinantes).
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora