Medicina volta a ser o curso mais concorrido do vestibular da UFPR, com 31,27 candidatos para cada uma das 176 vagas. Publicidade e Propaganda caiu para a segunda colocação, com 30,87 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, permanece o curso de Jornalismo, com 28,03 candidatos por vaga. O curso menos concorrido é o bacharelado em Física, com 3,17 candidatos por vaga.
Os dois cursos mais disputados vêm oscilando de posição nos últimos anos, com porcentuais sempre muito próximos. De 2003 para cá, Publicidade e Propaganda e Medicina trocam as posições de primeiro e segundo lugar na concorrência, ambos na média de 30 candidatos por vaga. A inversão também acontece entre os cursos de Jornalismo e Direito, sempre em terceiro ou quatro lugar na relação.
A primeira fase do vestibular da UFPR terá 46.087 inscritos na disputa por 4.112 vagas, em 48 cursos e 69 opções. A quantidade de inscritos aumentou em 425 candidatos com relação ao último balanço divulgado em 19 de setembro. A diferença ocorreu por conta da greve dos bancários, que resultou em atraso no registro destas inscrições.
Com isso, o número de cotistas também sofreu pequena mudança. As vagas destinadas a afrodescendentes serão concorridas entre 1.825 candidatos. Outros 11.141 concorrem a vagas reservadas para aqueles que estudaram em escolas públicas por todo o ensino fundamental e médio. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizada por 20.497 candidatos.
Confira a relação completa de candidatos por vaga no www.ondarpc.com.br/vestibular.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora