Uma medição realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) confirma que a falta de respeito aos limites de velocidade é comum entre os motoristas que trafegam por Curitiba. O levantamento, que foi divulgado nesta segunda-feira (6), mostrou que 42,6% dos motoristas ultrapassaram a velocidade permitida na via durante o período em que agentes monitoravam o trânsito exclusivamente para coletar os dados do estudo. Em um recorte separado, considerando apenas as motocicletas, esta porcentagem é ainda maior: 61,9%.
O levantamento foi realizado durante o mês de agosto na Via Calma da Avenida Sete de Setembro, na faixa exclusiva para ônibus da Rua XV de Novembro e em outras vias comuns (arteriais e coletoras) que são objetos de denúncias de excesso de velocidade ou que apresentam índices acima da média de mortes no trânsito. Estas vias são as ruas Marechal Otávio Saldanha Mazza e Rua Francisco Ratani (Capão Raso); Rua Canadá (Bacacheri); Rua Maria Lúcia Locher de Athayde (CIC); Rua Jovino do Rosário (Boa Vista); Rua Frederico Maurer (Hauer) e Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres).
Conforme a Setran, nas vias comuns, das 168 motocicletas pesquisadas, 104 (61,9%) excederam o limite de velocidade permitido. Do total, 54 excederam o limite em até 20%; 43 entre 20% e 50%; e sete acima de 50%.
Dos 982 automóveis pesquisados, 447 (45,5% do total) cometeram infrações: 267 excederam o limite de velocidade permitido na via em até 20%; 143 ficaram entre 20% e 50% acima da velocidade; e 37 acima de 50%.
Ainda nas vias comuns, entre os caminhões, dos 91 pesquisados, 11 (12%) cometeram infrações. Entre os ônibus, dos 31 pesquisados, dois (6,4%) excederam a velocidade entre 20% e 50%. Os dois veículos especiais (remoção, segurança, pública, ambulâncias, etc.) pesquisados excederam a velocidade em até 20%.
Na Via Calma
Na Via Calma da Sete de Setembro, onde a velocidade máxima permitida é de 30 km/h, dos 130 automóveis pesquisados, 40% foram pegos cometendo infrações. A maioria (33) excedeu a velocidade em até 20%. Do restante, 14 superaram a velocidade entre 20% e 50%, e cinco acima de 50%. Segundo a Setran, nesta via a pesquisa foi realizada antes de sua implantação oficial, ou seja, antes das fiscalizações com multa, que só passaram a ocorrer no dia 21 de agosto.
Das quatro motos pesquisadas no local, três das quatro foram infratoras. Uma delas correu 20% a mais que o permitido, e duas tiveram velocidade constatada entre 20% e 50% a mais. Dos 39 ônibus pesquisados, apenas um excedeu a velocidade (em 20%). Dos dois veículos especiais pesquisados, um excedeu a velocidade em até 20% e outro excedeu entre 20% e 50%.
Faixa exclusiva
Na faixa exclusiva de ônibus da Rua XV de Novembro, com velocidade máxima de 50 km/h, dos 30 ônibus pesquisados, quatro (13,3%) cometeram infrações: três excederam a velocidade em até 20% da velocidade e um entre 20% e 50%. Os dois veículos especiais pesquisados excederam a velocidade entre 20% e 50%.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora