Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mais médicos

Médicos protestam no Rio por falta de comprovação técnica de estrangeiros

Dezenas de médicos realizam um protesto na tarde de hoje (8), no centro do Rio. Eles são contra o governo federal por falta de comprovação técnica de profissionais estrangeiros contratados para trabalhar no país pelo Programa Mais Médicos, no último mês.

A manifestação acontece próximo a sede do Ministério da Saúde no Estado. Por volta das 13h, eles gritavam palavras de ordem e pedem medidas emergências contra o projeto apontado como "eleitoreiro". Uma carta de alerta a população era distribuídas aos pedestres.

"Essa grande farsa, de cunho circunstancial e coincidente com o período das eleições de 2014, é apresentada como se os problemas da saúde fossem os médicos e isenta o governo federal de sua responsabilidade em garantir atendimento de qualidade. A falta de comprovação técnica desses médicos (contratados pelo programa Mais Médicos), por exames de revalidação de seus diplomas, poderá levar a graves danos para o povo brasileiro", diz a carta assinada pela Federação Nacional dos Médicos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio, Jorge Darze, dos 22 estrangeiros contratados para trabalhar no Estado do Rio pelo Programa Mais Médicos, apenas 10 foram ao Cremerj ( Conselho Regional de Medicina) na tentativa de tirar registro provisório. Mesmo assim, eles não levaram as documentações necessárias e, por isso, nenhum deles conseguiu o documentos.

"É um projeto com conteúdo eleitoreiro, não é sério. Fizeram um curso relâmpago, sem que nenhuma instituição médica conseguisse conversar com esses médicos estrangeiros. É uma vergonha que o governo brasileiro esteja patrocinando um projeto desse", disse Darze.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.