Manifestações de médicos estão marcadas para ocorrer amanhã nas capitais de todos os estados do país. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), as principais reclamações da categoria são o baixo investimento do governo brasileiro na saúde pública, o anúncio da contratação de médicos estrangeiros sem a revalidação de diplomas e falta de estrutura da saúde pública. As informação são da Agência Brasil.
No Paraná, o protesto terá concentração a partir das 10 horas na Boca Maldita, em Curitiba. De lá, o grupo seguirá em caminhada pela Rua XV até a Praça Santos Andrade, em frente do prédio da Universidade Federal do Paraná. Semana passada, médicos de Brasília e do Rio de Janeiro fizeram manifestações pela melhoria da saúde pública e contra a vinda de médicos estrangeiros sem a revalidação do diploma. A categoria alega que o principal problema da saúde pública no Brasil é o baixo investimento estatal e não a falta de profissionais.
Salário
O Ministério da Saúde divulgou no último dia 25 que criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde até 2015. De acordo com a pasta, serão contratados médicos que se formaram no exterior para ocuparem os postos que não foram preenchidos por brasileiros.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou ontem que o programa de fixação de médicos no interior do país e nas periferias vai pagar um salário de R$ 10 mil. O valor foi fechado durante o final de semana.