Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Região metropolitana

Megaoperação põe mais de 200 policiais nas ruas de Colombo

Viaturas e policiais se concentraram no quartel da PM, antes do início da operação | Albari Rosa - Gazeta do Povo
Viaturas e policiais se concentraram no quartel da PM, antes do início da operação (Foto: Albari Rosa - Gazeta do Povo)

A Polícia Militar (PM) deflagrou, na tarde desta sexta-feira (1º), uma megaoperação, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, especialmente de homicídios, nos locais onde os trabalhos serão concentrados. Colombo, na região metropolitana, foi o município escolhido para receber esta primeira etapa da operação. Os policiais farão abordagens em estabelecimentos comerciais (principalmente, bares e casas noturnas) e terminais de ônibus. Veículos e transeuntes também devem ser vistoriados.

"O local que vai receber esta operação foi definido com base no serviço de inteligência da PM e se caracteriza por ter altos índices de violência. Com o policiamento ostensivo, pretendemos diminuir a criminalidade", disse o subcomandante da PM, coronel Júlio Nóbrega, responsável pela ação, batizada de Operação Vida.

Além do efetivo regular da PM, a região alvo da megaoperação receberá um reforço de 215 policiais e 60 viaturas, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Companhia de Eventos e Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran). Um helicóptero da polícia auxiliará as equipes nos trabalhos. "Haverá uma comunicação constante entre as viaturas e a aeronave, que, por ter uma visão global, propicia um acompanhamento mais efetivo das ocorrências", apontou Nóbrega.

Por volta das 18 horas, foi registrada a primeira apreensão da operação. Um adolescente de 16 anos foi detido, acusado de assaltar uma loja de calçados, no bairro Alto Maracanã. Segundo o capitão Omar Bail, o rapaz portava um revólver calibre 38 e R$ 299, quando foi abordado. "Nós recebemos o comunicado do assalto pela central de operações e conseguimos abordar o suspeito a poucas quadras da loja roubada", disse o policial.

A operação deve se estender até o fim da madrugada de sábado (2). Após esta fase, a PM vai avaliar se é necessário que os trabalhos tenham continuidade ao longo do fim de semana. De acordo com o coronel Nóbrega, a intenção da PM é que a megaoperação conte com novas etapas, nos fins de semana seguintes. A assessoria de imprensa da PM promete divulgar um balanço dos trabalhos ao longo deste fim de semana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.