A votação da norma que municipaliza a emissão de licenças ambientais no Paraná foi adiada após representantes de organizações não governamentais pedirem vistas da minuta da resolução. A decisão foi tomada na tarde de ontem, durante reunião entre integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema).
Com o adiamento da votação, os conselheiros agora têm um prazo regimental de 15 dias para enviar seus pareceres técnicos com eventuais alterações na resolução. O assunto voltará a ser discutido em reunião agendada para o dia 13 de agosto.
A municipalização das licenças é prevista no artigo 23 da Constituição Federal e na Lei Federal Complementar n.º 140, de 2011.
Segundo o texto que foi apreciado na tarde de ontem, os municípios terão de contar com fundo, conselho e equipes técnicas para serem autorizados a emitir licenças ambientais. Além disso, o texto limita o poder de atuação municipal a atividades e empreendimentos que causem impacto local. Situações que não estão previstas no documento continuam sob análise de órgãos estaduais e federais.