Espalhar as técnicas para gerar araucárias mais produtivas, que rendam pinhões maiores e mais saborosos, é a meta do pesquisador Flávio Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele lançou ontem, em Curitiba, um DVD com um curso mostrando as formas de enxerto que prometem aumentar os lucros de quem se dedicar a cultivar a árvore-símbolo do estado.
Zanette explica que não basta selecionar as plantas mais frondosas ou plantar um pinhão da espécie que rende 250 pinhas por ano. Para garantir bons resultados, é necessário plantar um galho de uma árvore produtiva. A ideia era conseguir patrocínio para a realização do DVD e, assim, poder distribuir gratuitamente o curso. Como não conseguiu a verba inicial, precisou recorrer a uma empresa parceira, que está vendendo o produto.
Em queda
O pesquisador conta que a produção vem caindo. Ele pretende convencer produtores rurais de que vale a pena investir na cultura de araucárias. E conta que em 2013 o quilo do pinhão chegou a ser vendido a R$ 32. "Nunca foi feito um pomar de araucária enxertada", comenta, acrescenta que existem indicadores convincentes da lucratividade do negócio.
Serviço:
O DVD tem 1h12 min, custa R$ 189 e pode ser comprado pelo endereço www.videopar.com.br
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião