A epidemia de obesidade enfrentada por numerosos países transcende a saúde pública e afeta agora o equilíbrio do planeta. Num estudo dedicado à Rio+20, pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine calcularam quanto pesa a população adulta da Terra. Chegaram ao astronômico número de 287 milhões de toneladas, 15 milhões das quais devido ao excesso de peso e 3,5 milhões à obesidade. Conclusão: estamos devorando os recursos do planeta.
A maior parte do excesso de peso está concentrada nos países ricos. Além de serem historicamente os maiores poluidores e os maiores consumidores de recursos naturais, os Estados Unidos são o país mais pesado da Terra. A Coréia do Norte, assombrada pela fome, é o país mais leve.
O Brasil está em sexto lugar no total de biomassa devido ao tamanho da população, mas cai para vigésimo quando é considerado o peso por individual.
O estudo destaca que o consumo exagerado de alimentos não apenas diminui a expectativa de vida dos indivíduos como está associado a padrões insustentáveis de exploração dos recursos naturais, associados a mudanças climáticas, à perda de biodiversidade (para aumento das áreas de cultivo e criação de gado) e degradação ambiental.
Publicada na revista científica "BMC Public Health", a pesquisa produziu uma tabela das nações "mais gordas" da Terra e seu "índice de massa corporal" em relação à distribuição de obesidade. Os cientistas trabalharam com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, a China, que tem a maior população, tem peso relativo por indivíduo muito menor. Enquanto o peso médio de um ser humano é de 62 quilos, o dos americanos é 80,7 quilos.
Embora os EUA tenham apenas cerca de 5% da população mundial, representam por um terço do peso da Humanidade, por causa da obesidade. A título de comparação, a Ásia, que tem 61% da população mundial, representa apenas 13% do peso global. Se a China tivesse o mesmo índice de massa corporal (BMI, indicador padrão para avaliar peso) que os EUA, o número global seria 121% maior.
Já o Japão foi considerado o país mais em forma do mundo. Se todo mundo tivesse o BMI dos japoneses, haveria uma redução de 5% do peso total da Humanidade.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião