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Brasília – O desempenho dos alunos da quarta série do ensino fundamental em 2005 melhorou em relação aos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicado em 2003. A média em português passou de 167 para 172 e em matemática de 174 para 180.

Os resultados da primeira edição da Prova Brasil foram divulgados ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A avaliação foi criada para medir o desempenho dos alunos de quarta e oitava séries do ensino fundamental.

Para os alunos de oitava série, os resultados de matemática mantiveram-se no mesmo patamar – 237. Em português, a média recuou de 225 para 222.

A Prova Brasil avaliou todas as escolas públicas estaduais e municipais urbanas do país. As médias obtidas estão dentro de uma escala de 125 a 350 para português e de 174 a 179 para matemática. Submeteram-se aos testes mais de 3 milhões de estudantes.

O Distrito Federal teve a maior média – 190,4 pontos. As piores médias ficaram com os estados de Alagoas e Rio Grande do Norte – 154,8 e 148,6, respectivamente.

Inversão

Na avaliação de Haddad, os resultados positivos do Prova Brasil significam uma inversão de tendências. Segundo ele, desde que a qualidade da educação no país começou a ser medida, os números apresentados eram preocupantes porque revelavam uma queda contínua na qualidade do ensino.

Para Haddad, avanço em 2005 pode ser reflexo dos investimentos na área. "Estamos longe de ter um ensino adequado no país. Mas nós temos condições para comprometer a comunidade escolar com metas seguras de qualidade na educação", afirmou.

De acordo com o ministro, as avaliações possibilitam que cada escola defina metas e desenvolva um projeto pedagógico comprometido com esses objetivos. "Se todas as escolas melhorarem 6, 7 ou 8 pontos a cada edição do Prova Brasil podemos atingir uma quadro educacional melhor do que temos hoje", observou.

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