Nos últimos anos, o trânsito virou problema de saúde pública no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que os acidentes deixam 37 mil mortos e 370 mil feridos por ano no país, além de milhares de mutilados e gastos expressivos com internação (em média, R$ 48 mil por vítima). Para estimular a sociedade a reverter esse quadro, as entidades representativas do mercado brasileiro de seguros se uniram em ações para a segurança no trânsito. No dia 8 de março, Curitiba ganhará um memorial pelas vítimas de acidentes, no Parque Barigui. No mesmo dia, será aberto o Seminário Viver Seguro no Trânsito, que terminará no dia seguinte.
"Não adianta termos apenas uma legislação severa", alerta o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg), João Elísio Ferraz de Campos. "É preciso ter uma estrutura de fiscalização e desenvolver ações educativas." João Elísio cita como exemplo de ação educativa bem-sucedida a campanha "Trânsito Respeito ou Morte: Você Escolhe o Caminho", promovida no ano passado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
Memorial
O presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), Robert Bittar, lembra que no início do mês que vem as Nações Unidas oficializarão os anos 10 como a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. "Decidimos marcar a data com a construção de um memorial", conta. "A ideia foi aceita pela prefeitura, que elaborou o projeto."
A CNSeg e a Fenacor estão bancando a construção do memorial, ao lado do Museu do Automóvel. "É uma obra paisagística, com movimentação de terra, pedras, água e vegetação", explica o autor do projeto, o arquiteto Fernando Canalli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Iluminado com diodos emissores de luz (LEDs), o memorial vai exibir um texto que está sendo elaborado pelo publicitário Elói Zanetti.
Serviço
Seminário Viver Seguro no Trânsito: dia 8 de março, das 8 às 18 horas, e dia 9, das 8h30 às 13 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.
Inauguração do memorial das vítimas de acidentes de trânsito: dia 8 de março, às 11 horas, ao lado do Museu do Automóvel, no Parque Barigui, em Curitiba.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião