Uma menina de 11 anos que mora em Maringá, no Noroeste do Paraná, decidiu doar os órgãos da mãe para ajudar a salvar outras vidas. A mãe, que se chamava Luciana e tinha 36 anos, morreu vítima de aneurisma cerebral e Natália Nogueira pediu que a família fizesse a ação. Ela contou para a reportagem do Paraná TV desta terça-feira (9) o motivo da decisão: "Para que outras pessoas possam viver e ela possa estar viva em outras pessoas também. Não pode estar presente, mas pode estar contribuindo", disse.
Segundo a família, Luciana falava para os pais que gostaria de ser uma doadora e isso ajudou na hora da decisão. "No passado nós já tínhamos essa conversa. Chegamos à conclusão que era melhor salvar oito ou dez pelo tanto de órgão que se vai aproveitar", contou Eurídes Nogueira, mãe da doadora. "É muito difícil mas é bom, é um alívio pra gente saber que a Lu está por aí", complementou Angela Nogueira, irmã de Luciana.
O coração de Luciana foi transplantado na madrugada desta terça-feira. Agora ele bate no peito de um homem que estava na fila à espera do órgão há seis meses. "Eu acho que as pessoas deveriam ser doadoras, porque só quem está na fila sabe o valor que tem isso", afirmou Andréia de Souza, filha do receptor. O fígado, rins, pâncreas, córneas e ossos também foram doados. "Todo o organismo estava bom", avaliou o médico Mateus Macri.
Na noite de segunda-feira, outra equipe esteve no Hospital Universitário de Maringá para receber os órgãos de um menino de 13 anos que morreu vítima de um atropelamento. Nestes dois casos, os órgãos (com exceção das córneas) foram para Curitiba onde já havia pacientes aguardando pelo transplante.
De acordo com a reportagem, o número de doações está aumentando no Paraná. Em 2005, foram realizados 819 transplantes. No ano seguinte, o número pulou para 949 e, até o fim de setembro deste ano, foram contabilizados 928 procedimentos. No Paraná, 4.856 pessoas estão na fila de espera do transplante.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião