Samya Abreu é uma aluna de 5.° ano do ensino fundamental da cidade de Maranguape, vizinha a Fortaleza (CE), e tem rodado o Brasil para participar de programas de televisão e eventos voltados para a mulher, sempre como convidada especial, para declamar um cordel sobre a Lei Maria da Penha. A menina de 9 anos recita esses poemas populares, impressos em folhetos, que caracterizam uma das mais tradicionais manifestações literárias do Nordeste.
A mãe de Samya, Joana Layanne Abreu, diz que a filha é apaixonada por cordel desde muito pequena e decora versos ou textos inteiros com facilidade. Além disso, tem o dom da interpretação e gosta de se apresentar em público.
As apresentações costumavam ser só para a família, até que, em 2018, a menina decorou o cordel Lei Maria da Penha, composto pelo artista cearense Tião Simpatia para divulgar a legislação de combate à violência contra a mulher. Samya iria com os pais a uma cerimônia na Casa da Mulher Brasileira de Maranguape, justamente para celebrar os 12 anos de promulgação da lei. Acabou convidada a declamar o cordel diante da própria Maria da Penha, a mulher que inspirou a lei.
Um vídeo gravado lá, e publicado em redes sociais, inspirou o convite para que ela participasse do Congresso Estadual da Mulher Advogada da OAB-SP, no mês seguinte, e o vídeo de Samya nesse novo evento viralizou no Facebook, onde as postagens mais acessadas superam 10 milhões de visualizações.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data criada para ajudar a ampliar a reflexão e a conscientização sobre os direitos da mulher, Samya Abreu aceitou mais um convite e gravou um vídeo especial para os leitores da Gazeta do Povo, declamando o cordel. Clique no play no quadro que abre esta reportagem e observe a desenvoltura da menina, enquanto aprende um pouco mais sobre o que diz a lei Maria da Penha.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora