Um menino de 12 anos que já é conhecido no meio policial por suas passagens em delegacias, foi detido pela décima vez por suspeita de furtar um carro na Zona Sul de São Paulo. Ele e um colega de 17 anos estariam no veículo furtado que colidiu com uma viatura da Polícia Militar, nesta sexta-feira (2) à noite.
De acordo com a Polícia Civil, o garoto, que tem uma ficha criminal maior que seu 1,60 m de altura, disse em depoimento que não sabia que o carro era furtado. Ainda, segundo a versão dada por ele no 102º Distrito Policial, no bairro Socorro, seu colega de 17 anos, que conduzia o carro, lhe ofereceu carona para passear.
"O adolescente de 17 anos disse que furtou o automóvel com o intuito de passear. Depois, chamou o de 12 anos junto", disse o delegado Eduardo Bernardo Pereira, do 102º DP. Segundo a autoridade policial, o jovem de 17 já teve uma passagem anterior por outro delito.
Já a criança de 12 anos aparecia em outras nove ocorrências registradas em delegacias da capital paulista _ a maior parte por roubo e receptação de veículos. A última passagem ocorreu no dia 15 de dezembro de 2008.
O delegado afirmou que, por se tratar de um crime praticado por menores de idade, sem violência e grave ameaça, os dois garotos foram liberados para seus respectivos pais. Os responsáveis se comprometeram a encaminhá-los para a Vara da Infância e Juventude. Mesmo assim, a polícia registrou um ato infracional contra os garotos pelo qual eles vão responder.
"O menino de 12 anos não tem jeito, mas a gente tem que seguir a lei. Cabe à Justiça decidir se ele irá para a Fundação Casa (extinta Febem)", disse Bernardo Pereira. Na fundação, são aplicadas medidas sócioeducativas.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora