Um menino de 9 anos foi encontrado morto no início da noite de anteontem no Bairro Bela Vista II, onde morava, em Paiçandu, no Norte do Paraná. Matheus Henrique Iwamura tinha deficiência intelectual e havia desaparecido desde a tarde de quarta-feira. Nas redes sociais, a família divulgava fotos e pedia informações.
Policiais faziam rondas no bairro, quando avistaram o corpo ao lado de um riacho, coberto por pedras. Conforme o delegado da cidade, Gustavo de Pinho Alves, três vizinhos da vítima de 13, 17 e 19 anos, confessaram o crime e disseram que assassinaram a criança porque ela os "perturbava". O jovem foi preso e adolescentes foram apreendidos.
Sem permissão
Ele costumava entrar na casa dos vizinhos sem permissão. Esse teria sido o motivo pelo qual os jovens decidiram matá-lo, conforme o delegado. Antes do crime, o menino foi convidado pelos três para tomar sorvete. Em seguida, foi atraído até um riacho que fica próximo a casa deles. Ao ser incitado a atravessar a água, o rapaz de 19 anos teria empurrado sua cabeça e o afogado. Como o menino começou a se debater, os dois adolescentes seguraram as pernas e os braços até que ele morresse, diz o policial.
"Foi tudo premeditado. E, no final, ainda tiveram a preocupação de cobrir o corpo com pedras grandes para que não boiasse", conta Alves.
À polícia, os suspeitos também disseram que usaram crack antes do crime. Eles já têm passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. Os dois adolescentes foram apreendidos recentemente por roubo de veículo.
O corpo de Matheus Henrique Iwamura seria sepultado por volta das 19 horas de ontem, no Cemitério Municipal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora