Com a chegada do mês de abril, as temperaturas baixam um pouco e, junto delas, cai também a incidência de chuvas - tempo típico do outono. De acordo com o instituto Climatempo, a média de precipitação em Curitiba para março é de 139 milímetros, enquanto em abril esse valor cai para 95mm. E a previsão é que em 2017 as chuvas do mês sigam as mesmas proporções.
Ainda assim, a precipitação é esperada na capital ainda nesta semana. Na próxima quarta-feira (5), por exemplo, uma frente fria se instala no Paraná, aumentando a probabilidade de chuvas e tempestades em todo o estado, pelo menos até o domingo seguinte (9). No restante de abril, a chuva é bastante irregular, conforme o Climatempo. Isso significa que será espalhada e não acontecerá em grandes volumes.
Já os termômetros costumam registrar uma queda de cerca de 3ºC na máxima e na mínima em Curitiba. Em março, por exemplo, dados do Climatempo indicam que a temperatura variou, em média, de 15ºC a 26ºC na capital.Já para o mês de abril a variação esperada fica entre 13ºC e 23ºC. A estimativa do instituto leva em conta uma base de dados de 30 anos.
Conforme o Climatempo, o frio mais intenso, porém, ficará para maio, quando as massas polares fortes irão começar a aparecer.
Paraná
No Centro-Sul e no Oeste do Paraná, conforme explica o Climatempo, a média de chuvas para abril deve ser ainda menor do que em anos anteriores. Nas demais regiões do estado o tempo permanece similar ao da capital durante o mês de abril.
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora