Um eventual aumento do número de fiscais depende de um acréscimo da arrecadação com multas. Quem garante é Valdir Mestriner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização de Curitiba (Sindiurbano), instituição que representa os agentes de trânsito. Segundo Mestriner, o sindicato cobra a contratação de fiscais nas mesas de negociação com a Urbs, empresa da prefeitura à qual a Diretran é vinculada. "Mas eles alegam que não podem contratar porque a arrecadação da empresa caiu devido à sinalização dos radares (fato que reduziu o número de multas emitidas na cidade)."
A sinalização dos radares foi uma das primeiras medidas tomadas pela atual gestão municipal, logo após a posse, em janeiro de 2004. Na previsão orçamentária para este ano, a prefeitura estima que vai arrecadar R$ 47 milhões com multas de trânsito, conforme mostrou reportagem da Gazeta do Povo em 26 de agosto de 2005. No ano passado, porém, a arrecadação com as infrações ficou em torno de R$ 65 milhões. A alegação da prefeitura é de que a queda de recursos ocorrerá porque, devido à nova sinalização dos radares, menos multas serão emitidas.
De acordo com Mestriner, nos últimos três anos a Diretran perdeu 80 agentes, que se desligaram do órgão sem que houvesse reposição de pessoal. Nesse mesmo período, porém, a frota de Curitiba aumentou 16%, saltando de 791,2 mil veículos, em 2003, para 917,9 mil.
Silêncio
A Urbs informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria as declarações do presidente do sindicato.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora