Brasília O aumento da expectativa de vida do brasileiro e o conseqüente envelhecimento da população farão com que a geração de empregos leve em conta a população maior de 45 anos. Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2030 essa parcela da população irá representar 47% dos brasileiros em idade ativa (acima de 15 anos). Além disso, esses novos empregos deverão se concentrar na área urbana, já que 85% dessa nova população deverá residir nas cidades.
Na avaliação do Ipea, o mercado de trabalho terá que ser mais flexível para absorver uma força de trabalho mais madura e mais sujeita a riscos físicos, além da tendência de que será menos instruída do que os segmentos mais jovens da população. O instituto mostra também que a participação das mulheres na PEA deverá aumentar, passando de 40% para 47%. No caso da população masculina, essa participação cairá de 60% para 53%.
População
Com a queda da taxa de fecundidade e a conseqüente redução no ritmo de crescimento da população, o Brasil terá, em 2030, 225,3 milhões de habitantes. Hoje, a população do Brasil é de 186 milhões de habitantes.
A segunda fase do estudo "Brasil O estado de uma nação, divulgado ontem, mostra também que as mulheres continuarão a viver mais que os homens.
Eles vão chegar a 77,3 anos nas áreas urbanas. Já os que vivem em áreas rurais, a 72,6 anos. Já as moradoras de áreas urbanas terão uma expectativa de vida de 86,1 anos e das áreas rurais, de 81,6 anos.