Brasília O aumento da expectativa de vida do brasileiro e o conseqüente envelhecimento da população farão com que a geração de empregos leve em conta a população maior de 45 anos. Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2030 essa parcela da população irá representar 47% dos brasileiros em idade ativa (acima de 15 anos). Além disso, esses novos empregos deverão se concentrar na área urbana, já que 85% dessa nova população deverá residir nas cidades.
Na avaliação do Ipea, o mercado de trabalho terá que ser mais flexível para absorver uma força de trabalho mais madura e mais sujeita a riscos físicos, além da tendência de que será menos instruída do que os segmentos mais jovens da população. O instituto mostra também que a participação das mulheres na PEA deverá aumentar, passando de 40% para 47%. No caso da população masculina, essa participação cairá de 60% para 53%.
População
Com a queda da taxa de fecundidade e a conseqüente redução no ritmo de crescimento da população, o Brasil terá, em 2030, 225,3 milhões de habitantes. Hoje, a população do Brasil é de 186 milhões de habitantes.
A segunda fase do estudo "Brasil O estado de uma nação, divulgado ontem, mostra também que as mulheres continuarão a viver mais que os homens.
Eles vão chegar a 77,3 anos nas áreas urbanas. Já os que vivem em áreas rurais, a 72,6 anos. Já as moradoras de áreas urbanas terão uma expectativa de vida de 86,1 anos e das áreas rurais, de 81,6 anos.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora