O Mercado Municipal de Curitiba mostra hoje ao público o resultado da reforma e da ampliação do espaço. Com um ano e quatro meses de atraso, o desfecho das obras de melhorias de um dos locais mais tradicionais da cidade deve ser apresentado pelo prefeito Luciano Ducci com algumas novidades, como uma nova fachada que já gerou polêmica em redes sociais dias atrás e entrada pela Avenida Sete de Setembro. Ao todo, foram investidos R$ 6 milhões. Desse total, R$ 2 milhões vieram do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ampliação levou mais 2,1 mil metros quadrados a mais aos frequentadores do local. Mesmo com as mudanças, muitas pessoas ainda reclamam de algo ainda sem solução: a falta de vagas para estacionar. É também a opinião da comerciante do Mercado Municipal Lúcia Pavanelli. "O número de pessoas vai aumentar, mas não tem estacionamento", reclamou. De acordo com o diretor do Departamento de Unidades de Abastecimento da Secretaria de Abastecimento de Curitiba, Marcelo Munaretto, o projeto de estacionamento já está montado e pode ser implantado a partir de 2013.
Novo shopping?
Um cliente assíduo do Mercado, o designer Michel Takahashi, 32 anos, criticou a mudança na nova fachada na Avenida Sete de Setembro, onde é a entrada principal. "Gostei da reforma. Perdeu um pouco a identidade e parece um novo shopping, mas ficou bonito", disse.
A nova ala terá quatro restaurantes, duas casas de massas, uma confeitaria, uma casa de joias, semijoias e bijouterias, uma sala do Instituto Municipal de Turismo, um antiquário, uma iogurteria e uma casa de sucos.
A expectativa da prefeitura é de que o número de consumidores por semana passe de 63 mil para 80 mil. A praça de alimentação dobrou o número de lugares e contará com um painel do artista plástico curitibano Poty Lazzarotto. Cento e seis câmeras de segurança vão monitorar o local.