A faixa exclusiva para os ciclistas, disponibilizada em Curitiba no Dia Mundial Sem Carro, não apresentou um movimento muito grande nesta quarta-feira (22). Muitos usuários acabaram utilizando a canaleta dos ônibus expressos.
A ciclofaixa foi montada na Avenida Marechal Floriano Peixoto às 6h e deve continuar ativa até as 17h30. O trecho reservado para os usuários da bicicleta vai do Terminal do Hauer até a Linha Verde. A Diretoria de Trânsito (Diretran) da capital sinalizou com cones o local onde, normalmente, os carros ficam estacionados.
Diversos ciclistas continuaram se arriscando e acabavam pedalando na canaleta do ônibus expresso. Agentes da Diretran alertaram os usuários que, na maioria das vezes, não percebiam a ciclofaixa montada logo ao lado da canaleta.
Já quem utilizou a ciclofaixa aprovou a ideia, principalmente em razão da maior tranquilidade e segurança para os ciclistas.
A simulação desta quarta-feira serve como experiência para a ciclofaixa que deve ser instalada em Curitiba. De acordo com a Prefeitura, a primeira fase da licitação da ciclofaixa está prevista para ser encerrada até o fim do próximo mês de outubro. O espaço para os ciclistas poderá ligar as ciclovias das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, da Avenida Mariano Torres, do Passeio Público, do Centro Cívico e do Parque São Lourenço.
Prefeito vai para o trabalho a pé
Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Luciano Ducci caminhou da casa dele, no bairro Batel, até a sede da Prefeitura, no bairro Centro Cívico. O trecho foi percorrido em cerca de três horas e meia, já que ocorreram diversas paradas.
Ducci aproveitou a caminhada para vistoriar algumas obras na região central como na Rua 24 Horas. Também foram visitados alguns pontos em que serão realizadas obras de revitalização como a Praça da Espanha, Alameda Carlos de Carvalho e a Avenida Cândido de Abreu.
Além de assessores e seguranças, Ducci esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Mario Yoschio, pelo presidente da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Marcos Isfer, e pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratan Teixeira.
História
O Dia Mundial Sem Carro nasceu na França, no dia 22 de setembro de 1997. Atualmente, mais de 2 mil cidades do mundo preparam iniciativas neste dia. No Brasil, o Dia Sem Carro foi adotado em 2001, por 11 cidades, entre elas, Curitiba. Tradicionalmente, no Dia Mundial Sem Carro, políticos deixam o automóvel em casa para fazer o trajeto até o trabalho de bicicleta, ônibus, metrô ou caminhando.