De olho no percurso
Se você não recebeu o cartão de confirmação de inscrição pelo correio, acesse o site do Inep (enem.inep.gov.br) e imprima o comprovante. O documento indica o local da prova e deve ser apresentado no dia do exame. É importante conhecer o percurso para evitar atrasos. Nos dois dias, os portões dos locais de prova serão fechados às 13 horas. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) divulgou nesta semana as linhas de ônibus especiais criadas para os dias do Enem. Confira a lista no site da Gazeta do Povo.
Gabarito
No sábado e no domingo, logo após o fim das provas do Enem 2013, a equipe da Gazeta do Povo e professores dos colégios Acesso, Bom Jesus, Dom Bosco e Expoente estarão a postos para corrigir e comentar as questões do exame. Acompanhe a resolução em tempo real e o gabarito extraoficial em www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade.
Amanhã e domingo, cerca de 7 milhões de candidatos estarão debruçados sobre as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Preocupados com fórmulas de Física e regras gramaticais, muitos estudantes fazem o teste sem saber como são feitas a correção e o cálculo da nota. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope, em julho, mostrou que 86% dos 1.953 estudantes entrevistados entendem mais ou menos ou não entendem como são pontuados.
No Enem, a correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o porcentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item acertado por grande número dos candidatos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele enunciado.
Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Por isso, uma situação em que dois candidatos têm o mesmo número de acertos não significa uma mesma pontuação. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.
Redação
A correção da redação passou por mudanças neste ano. O texto será avaliado por dois corretores, que darão notas de zero a 200 para cada uma das cinco competências exigidas dos alunos: domínio da norma culta; compreensão e desenvolvimento do tema; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema proposto; e respeito aos direitos humanos.
Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior a 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. No caso de a discrepância continuar, a redação será corrigida por uma banca composta por três professores. O Ministério da Educação estima que 52% das redações do Enem 2013 passarão por um terceiro corretor.
Segundo o guia do estudante, é opcional dar título à redação e a letra legível é exigida para que a prova seja corrigida. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema com argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social concreta para o problema apresentado. As informações são da Agência Brasil.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora