O número de cursos de mestrado e doutorado cresceu 20% no Brasil nos últimos três anos. É o que aponta a avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre os anos de 2007 e 2010, divulgada ontem. O maior crescimento foi na Região Norte, com um incremento de 35% nos últimos três anos.
Foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação que correspondem a 4.099 cursos sendo 2.436 de mestrado, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais. A Região Nordeste apresentou um crescimento de 31,3% em relação a 2007, a Centro-Oeste de 29,8%, a Sul de 24,2% e a Sudeste de 14,9%. As informações são da Agência Brasil.
Apesar do destaque para o avanço da pós-graduação no Norte e no Nordeste, é no Sudeste que está a maior parte dos cursos: 2.190, o que representa 53,4% do total do país. De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a razão para essa disparidade é histórica e está ligada à organização econômica e científica do país.
Segundo a Capes, entre 2007 e 2010 a pós-graduação brasileira formou 100 mil mestres, 32 mil doutores e 8 mil mestres profissionais, em um total de 140 mil titulados.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião