O Paraná atingiu a meta de imunizar 80% do grupo formado por gestantes, idosos e crianças entre seis e 23 meses contra a gripe. Além desses grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, também foram imunizados indígenas e trabalhadores da área de saúde. No total, foram imunizadas 1,33 milhão de pessoas no estado até esta quinta-feira (19). A campanha de vacinação no estado será encerrada na sexta-feira (20).

CARREGANDO :)

A vacina está disponível em 2,2 mil unidades de saúde em todo o estado e protege contra três vírus influenza mais circulantes no país: influenza A (H3N2) – a gripe sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. A recomendação é para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e estiverem doentes, com febre alta ou moderada, adiem a vacinação até que melhorem o quadro de saúde. A vacina só é contraindicada pra pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e também para quem apresentou reações anafiláticas graves a doses anteriores.

Imunização por grupos

Publicidade

Dentre os grupos prioritários, o das gestantes é o que tem o menor percentual de imunização. Em todo o estado, apenas 54,4% das grávidas foram vacinadas até o final da manhã desta quinta-feira. Em Curitiba, onde a cobertura vacinal geral é de 90,7%, com 227.080 doses da vacina distribuídas, o único grupo que não atingiu a meta também é o das gestantes.

Na capital, 70,3% das gestantes foram imunizadas, o que representa a distribuição de 14.429 doses. A cobertura de idosos é de 93% (178.302 doses) e a de bebês, 90,1% (34.226 doses).