Cerca de 30 milhões de pessoas deverão receber a vacina contra a gripe sazonal neste ano. A campanha começou ontem e vai até o dia 13 de maio em todo o país. Além de idosos e indígenas, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a dose. As informações são Agência Brasil.Ontem, depois de ser vacinada, a presidente Dilma Rousseff avaliou que a gripe não é "uma doença banal". Ela ressaltou que a enfermidade deixa a defesa do corpo mais fraca, podendo provocar complicações ou mesmo favorecer o aparecimento de outros problemas.Ao citar a epidemia de influenza A (H1N1) gripe suína registrada em 2009 e 2010, Dilma destacou que as principais populações atingidas foram as gestantes e as crianças menores de 2 anos. Por isso, os grupos foram incluídos na vacinação neste ano, que também imuniza contra o vírus H1N1. "Os trabalhadores da saúde têm que estar vacinados para não transmitir a gripe a quem procura os serviços médicos", afirmou Dilma. Segundo ela, o Ministério da Saúde vai distribuir 33 milhões de doses da vacina. No próximo sábado, o governo promoverá o Dia Nacional da Mobilização. Os postos de saúde estarão abertos para aplicar a vacina.
Pneumonia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que nos últimos 13 anos as campanhas de vacinação contra a gripe reduziram em 60% as internações anuais por pneumonia no país. Ele apresentou o balanço após acompanhar a presidente Dilma ao posto médico do Planalto, onde ela foi vacinada.
Padilha disse que vai nesta semana ao Amazonas para acompanhar a vacinação em Manaus e nas tribos indígenas do Vale do Javari, no extremo oeste do estado, onde os índices na área de saúde são preocupantes.