Foi definido nesta segunda-feira (8) como será a campanha de vacinação contra a nova gripe (gripe A) no Paraná. O secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, se reuniu com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para repassar as informações. A partir do dia 8 de março começará a campanha de vacinação em todo o Brasil. No Paraná a meta é vacinar no mínimo 3,3 milhões de pessoas.
O estado vai utilizar a experiência de outras campanhas de imunização, como as que ocorrem anualmente contra a poliomielite e contra a Influenza Sazonal (gripe comum), para realizar a vacinação contra a nova gripe.
"Vamos utilizar toda a estrutura já existente e utilizada em outras campanhas de vacinação", disse Martin à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de notícias do governo. O secretário garante que a questão da distribuição também está definida. "Já organizamos a questão logística de repasse das doses enviadas pelo Ministério [da Saúde] para a Secretaria e também para as Regionais de Saúde", explicou.
Datas
Na reunião desta segunda-feira Martin explicou que já estão definidas as datas em que o Ministério da Saúde irá enviar as doses da vacina para o estado. Isso será feito em etapas. A primeira remessa será feita no dia 22 de fevereiro e a última em 19 de abril. Ao todo serão cinco fases, cada uma delas ligada a uma das etapas de vacinação.
A vacinação deverá atingir, pelo menos, as duas mil Unidades Básicas de Saúde existentes em todo o Paraná, além de postos móveis definidos pelos próprios municípios. "A campanha ocorrerá de forma simultânea em todo o país e começará imunizando os trabalhadores da rede de atenção à saúde e a população indígena, entre os dias 8 e 19 de março", explicou o secretário Gilberto Martin à AEN. Depois será a vez das gestantes, entre os dias 22 de março e 21 de maio. O grupo será o que terá maior tempo disponível para ser imunizado.
Crianças de 6 meses a 2 anos de idade e pacientes com doenças crônicas, que podem agravar o quadro da nova gripe, entram na terceira etapa. Essa fase será entre os dias 22 de março e 2 de abril. A população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril. Por último serão vacinados os idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas, entre 24 de abril e 7 de maio. Estes terão ambas as vacinas disponíveis, tanto para a gripe sazonal quanto a contra a nova gripe, que devem ser aplicadas preferencialmente no mesmo dia.
O secretário Gilberto Martin ressaltou que o Ministério da Saúde liberou os laboratórios para venda de vacinas em clínicas particulares, o que não afetará a campanha na rede pública. Nestes locais não haverá um cronograma e a oferta será avaliada pelas clínicas de acordo com a demanda apresentada.
Remédio
Martin disse que o medicamento usado para o tratamento da nova gripe, chamado fosfato de oseltamivir, de nome comercial tamiflu, também estará disponível para a venda nas farmácias populares mediante prescrição médica. Esta mudança não afetará a oferta do medicamento de forma gratuita como já vem ocorrendo, de acordo com o governo estadual.