• Carregando...

São Paulo - Em campanha para incentivar a realização de testes do HIV, entre 25 de agosto e 5 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo identificou que os mais interessados em fazer o exame são aqueles que têm parceiro sexual fixo. Durante os 15 dias de campanha, foram realizados 120 mil testes em todo estado.

Das 1.940 ligações ao serviço telefônico do CRT-Aids (Centro de Referência e Treinamento) durante a campanha Fique Sabendo, 981 telefonemas – 50,6% – foram feitos por pessoas que responderam o questionário informando que têm parceiro fixo. Entre as perguntas estavam o sexo, se a pessoa é casada, mora com alguém, tem parceiro fixo, entre outras.

A grande maioria das ligações foi feita por pessoas solteiras (1.028). Das 1.940 recebidas durante a campanha, 1.931 (99% delas) tiveram como finalidade encontrar um local para realização do teste de HIV. "Não significa que quem ligou fez o teste, mas agora as pessoas sabem que o teste existe e que é gratuito. É a primeira vez no estado que é feita essa campanha, para incentivar a realização de testes. Antes as pessoas tinham, além do medo de fazer, a falta de informação de onde fazer", disse a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Maria Clara Gianna.

Segundo o levantamento, 31,6% (614) das ligações foram realizadas por pessoas que se declararam casadas ou que viviam com um parceiro.

O levantamento mostrou ainda que homens procuraram mais o serviço do que as mulheres. Foram 999 ligações de homens (51,5% do total) contra 941 mulheres (48,5%).

Segundo Gianna, as ligações ao Disk DST/Aids servem para ajudar a traçar estratégias para as campanhas de conscientização e prevenção à doença. "Ajudam a mostrar com qual parcela da população se deve trabalhar", disse a coordenadora.

Por exemplo, o CRT traçou uma estratégia diferente para atingir o público adolescente, que usa mais como ferramenta de comunicação a internet e as mensagens de telefone celular. "Criamos um serviço de e-mail onde as dúvidas podem ser enviadas", disse Gianna.

* * * * *

Serviço

Os interessados em realizar o exame podem obter informações no Disk DST/Aids: 0800-16-2550.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]