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Duas metas relevantes para o gerenciamento do trânsito e do transporte público de Curitiba, previstas no Contrato de Gestão (ferramenta administrativa baseada em metas a serem cumpridas) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), não saíram do zero em 2010. Motivo: eram impossíveis de serem executadas. As aferições da velocidade média do trânsito em Curitiba e do índice de regularidade do transporte coletivo dependem de outras obras e só devem estar concluídas em 2012, ao fim da gestão do prefeito Luciano Ducci (PSB), mas constaram no levantamento anual do instituto em 2010 com 0% de execução.

Duas obras devem necessariamente sair do papel para que essas metas sejam cumpridas. A primeira é o Anel Viário, que prevê o asfaltamento de 25 quilômetros de vias e redistribuição de faixas de trânsito em ruas estratégicas de bairros vizinhos ao Centro, como Rebouças, Alto da XV, Centro Cívico, Bom Retiro e Mercês. A outra é a implantação de equipamentos de GPS nos ônibus. Oficialmente, tanto a prefeitura de Curitiba quanto o Ippuc informam que o cumprimento dos projetos está previsto apenas para o fim de 2012.

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