O retorno das festas de fim de ano, neste domingo (2), deve ser de chuva forte e acumulados significativos em cinco estados e no Distrito Federal, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia será de chuva em Goiás, no Tocantins, em Minas Gerais, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Inmet, há previsão de acumulados de chuva significativos em áreas isoladas do Distrito Federal; no norte, centro, leste e sudoeste de Goiás; sul e sudoeste do Tocantins; em áreas isoladas no oeste, noroeste, centro, Zona da Mata e Triângulo, em Minas Gerais; e em áreas isoladas no norte e leste de São Paulo.
Já em Mato Grosso do Sul, em áreas isoladas no norte e nordeste do estado, o domingo terá chuva forte, com trovoadas e rajadas de ventos.
As chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e no Sudeste, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) são causadas pela atuação de uma zona de convergência de umidade.
No Espírito Santo, onde a chuva causou prejuízos nos últimos dias, as pancadas de chuva serão localizadas e eventuais pancadas fortes de chuva ficarão concentradas no sul do estado, segundo o Cptec/Inpe.
Na Região Sul, permanece a condição de tempo instável. No Nordeste, as pancadas de chuva se concentrarão entre o Maranhão, Piauí, centro-sul do Ceará, Paraíba e centro-oeste e sul da Bahia.