Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte

Metrô ainda é um “desconhecido”

Veja como funcionará o metrô de Curitiba, que tem previsão para operar em 2014 |
Veja como funcionará o metrô de Curitiba, que tem previsão para operar em 2014 (Foto: )
Trecho da Winston Churchill, avenida que deverá receber obras do metrô de Curitiba: prefeitura terá de convocar audiências públicas para debater com a população |

1 de 2

Trecho da Winston Churchill, avenida que deverá receber obras do metrô de Curitiba: prefeitura terá de convocar audiências públicas para debater com a população

A prefeitura terá de desmatar a área da CIC onde ficarão o pátio de manobras e a central de controle de tráfego do metrô |

2 de 2

A prefeitura terá de desmatar a área da CIC onde ficarão o pátio de manobras e a central de controle de tráfego do metrô

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba deu início em dezembro do ano passado ao processo de licenciamento am­­biental prévio do metrô. Apesar de esta ser a fase para prestar esclarecimentos e informar a população sobre os impactos do metrô, pouca gente nos 20 bairros que serão afetados pelas obras e pelos 22 quilômetros da Linha Azul, en­­tre o Pinhei­rinho e o Santa Cân­dida, tem conhecimento do projeto.

Por enquanto, comerciantes e usuários do transporte coletivo sabem pouco sobre o assunto. Só especialistas em mobilidade urbana e ativistas ligados à área conhecem detalhes do projeto. A Secre­taria do Meio Ambiente terá de realizar uma audiência pública para conceder a licença-prévia com base no Estudo de Impacto Ambiental e no Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) desenvolvidos pela empresa Ecossistema. A audiência ainda não foi marcada e a divulgação terá de ser feita com 20 dias de antecedência. Até lá, os estudos podem ser consultados no site da prefeitura ou na sede da Se­­cretaria do Meio Ambiente. Mas pouca gente sabe dessa possibilidade.

"Vão ter que consultar a gente, mas não falam nada", reclama Mirian Jesuíno da Silva, proprietária de uma loja no bairro Pinhei­rinho. Ela será uma das afetadas, já que a previsão é que as avenidas Wiston Churchill e República Argentina sejam fechadas para a circulação de veículos durante as obras. Isso significa transferir o tráfego para vias paralelas por tempo indeterminado.

Roseli Maia, dona de uma loja na região, também reclama da falta de informações. "Gostaria de participar [da discussão], mas não vi divulgação", diz. Ela não se opõe ao metrô, mas diz desconhecer o projeto e sabe que terá transtornos durante as obras. "Para quem depende [do movimento] da avenida, é feroz", afirma.

Nem o presidente da Associação dos Comerciantes da Macrorregião do Pinheirinho conhece detalhes do projeto, nem sabia que é possível acessá-lo. "Não estamos sabendo de nada", disse Irineu Chris­tofoli, que é também dono de uma loja na região. Ele quer mobilizar os comerciantes e defende que o trajeto do metrô passe nas vias residenciais ao lado das avenidas Wiston Churchill e República Argentina. "A proposta é jogar [o metrô] pela via rápida. Mas temos que ver o projeto."

Já a vendedora Loreni Pereira da Luz, usuária do transporte coletivo, não vê vantagens no investimento. "Para que metrô?", questiona. "Eu pego um ônibus perto do terminal do Pinheirinho e em 20 minutos estou na Praça Rui Barbosa, no Centro."

O superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Mário Rasera, pretende envolver as regionais da prefeitura para informar a população. "Vamos envolver as administrações regionais e pedir para as entidades comerciais divulgarem. Nos interessa ter toda a população envolvida." Rasera garante que as sugestões serão analisadas. "Al­­guns ajustes podem ser sugeridos por nós ou pela população." O projeto foi desenhado pelo Instituto de Pesquisa e Plane­jamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e elaborado pelo consórcio Novo Modal, que engloba as empresas Trends, Engefoto, Esteio e Vega.

Serviço:

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) podem ser consultados no site da prefeitura: www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-eiarima-metro-curitibano-secretaria-municipal-do-meio-ambiente/467

* * *

Interatividade

O que você sabe sobre o projeto do metrô de Curitiba?

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.