Apesar de perder cinco estações, o novo projeto do metrô curitibano terá os mesmos 22 quilômetros (km) planejados na proposta anterior. De acordo com a prefeitura, a primeira fase vai da estação CIC Sul ao terminal Cabral. O trecho entre a CIC Sul e a Rua das Flores, com 14,2 km, deverá ser concluído em 2018. Já a extensão até o Cabral está prevista para o ano seguinte. A segunda fase até o Santa Cândida será objeto de nova licitação e não tem prazo de conclusão.
Reportagem da Gazeta do Povo de ontem havia informado erroneamente que o traçado seria menor do que o anterior, quando na verdade ele apenas terá menos estações e fases distintas de construção. O texto havia desconsiderado da extensão total o trecho entre o pátio de manutenção e o Terminal CIC Sul e também um espaço de 420 metros de trilhos adicionais reservados para manobra após a estação Santa Cândida. Além disso, o traçado apresentado foi incorretamente calculado com base nas distâncias entre as paradas de uma tabela presente no projeto.
Estações
A primeira fase do projeto do consórcio Triunfo Participações e Investimentos, vencedor do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), contempla 11 estações. Nessa etapa, deixou de existir a parada Santa Regina e as estações Morretes e Santa Catarina se tornaram apenas uma.
Já a segunda etapa perdeu a estação Juvevê (absorvida pela Alto da Glória), mas representará 3,4 km a mais de trilhos com a construção de mais três paradas: Passeio Público, Alto da Glória e Terminal Cabral. A terceira fase, por sua vez, não contará com as estações Holanda e Cidadania, mas concluirá a ligação do eixo norte-sul até o Terminal Santa Cândida.
O metrô curitibano contará ainda com um pátio de estacionamento e manutenção na BR-476, distante 1,5 km da primeira estação. Dali até o Terminal CIC Sul, o metrô seguirá sobre trilhos elevados. O início do trecho em túnel será no km 2,8 e a primeira parada subterrânea é a do Pinheirinho, que será construída sob o terminal de ônibus.