Apesar de perder cinco estações, o novo projeto do metrô curitibano terá os mesmos 22 quilômetros (km) planejados na proposta anterior. De acordo com a prefeitura, a primeira fase vai da estação CIC Sul ao terminal Cabral. O trecho entre a CIC Sul e a Rua das Flores, com 14,2 km, deverá ser concluído em 2018. Já a extensão até o Cabral está prevista para o ano seguinte. A segunda fase até o Santa Cândida será objeto de nova licitação e não tem prazo de conclusão.
Reportagem da Gazeta do Povo de ontem havia informado erroneamente que o traçado seria menor do que o anterior, quando na verdade ele apenas terá menos estações e fases distintas de construção. O texto havia desconsiderado da extensão total o trecho entre o pátio de manutenção e o Terminal CIC Sul e também um espaço de 420 metros de trilhos adicionais reservados para manobra após a estação Santa Cândida. Além disso, o traçado apresentado foi incorretamente calculado com base nas distâncias entre as paradas de uma tabela presente no projeto.
INFOGRÁFICO: Mapa do novo projeto do metrô
Estações
A primeira fase do projeto do consórcio Triunfo Participações e Investimentos, vencedor do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), contempla 11 estações. Nessa etapa, deixou de existir a parada Santa Regina e as estações Morretes e Santa Catarina se tornaram apenas uma.
Já a segunda etapa perdeu a estação Juvevê (absorvida pela Alto da Glória), mas representará 3,4 km a mais de trilhos com a construção de mais três paradas: Passeio Público, Alto da Glória e Terminal Cabral. A terceira fase, por sua vez, não contará com as estações Holanda e Cidadania, mas concluirá a ligação do eixo norte-sul até o Terminal Santa Cândida.
O metrô curitibano contará ainda com um pátio de estacionamento e manutenção na BR-476, distante 1,5 km da primeira estação. Dali até o Terminal CIC Sul, o metrô seguirá sobre trilhos elevados. O início do trecho em túnel será no km 2,8 e a primeira parada subterrânea é a do Pinheirinho, que será construída sob o terminal de ônibus.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora