Belo Horizonte e São Paulo - Somente na tarde de ontem mais cinco cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa das chuvas: Aiuruoca, Careaçu, Miradouro, Lagamar e Açucena. O número de municípios que pediram ajuda ao governo do estado já chega a 79. A situação é mais grave no sul de Minas, região próxima ao Rio de Janeiro.
Apenas 11 municípios tiveram a situação de emergência homologada pela Defesa Civil mineira. Em outras seis, a emergência foi reconhecida. O órgão ainda analisa a situação de 45 cidades e, em 17, o decreto foi arquivado. Ter a situação de emergência homologada garante aos municípios acesso a ajuda e recursos dos governos estadual e federal.
A chuva também castigou a cidade de São Paulo, o ABC paulista e o interior do estado. Vias importantes ficaram inundadas e em alguns caso, intransitáveis. Na capital, a Avenida 23 de Maio e as marginais Tietê e Pinheiros tiveram pontos de alagamento. Em toda a cidade, o índice de congestionamentos chegou a 89 km às 18h30.
No ABC, São Caetano do Sul, São Bernardo e Mauá tiveram ruas inundadas. Em Atibaia (64 km de SP), pelo menos dois bairros continuam sob a água. Em Franco da Rocha (Grande SP), a chuva foi de menor intensidade. Os trabalhos de limpeza da prefeitura, Câmara, delegacia de polícia e outros órgãos públicos haviam começado pela manhã, pois a água já havia baixado bastante.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora