Cerca de 160 mil presos em todo o país devem deixar as penitenciárias hoje (24) para passar o Natal com a família. Só no Distrito Federal são 1.043.
A saída será s 10h, no Complexo Penitenciário do DF, Rodovia DF-465, Km 4, Fazenda Papuda. O retorno deve ser s 10h de sexta-feira (26). O "saidão" do Ano Novo será na próxima quarta-feira (31), com retorno dia 2.
Decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado nessa terça-feira (23), beneficia também os condenados por tráfico privilegiado de drogas, que consiste em oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a um amigo.
Outra novidade é o perdão para condenados considerados inimputáveis, como doentes mentais, que cumprem medidas de segurança e que, até o Natal, tenham permanecido presos, internados ou submetidos a tratamento ambulatorial por período igual ou superior ao máximo da pena que teriam de cumprir.
Normalmente, o indulto beneficia os detentos que cumprem requisitos como ter bom comportamento, estar preso há um determinado tempo, ser paraplégico, tetraplégico, portador de cegueira completa, ser mãe com filhos menores de 14 anos e ter cumprido pelo menos dois quintos da pena em regime fechado ou semi-aberto.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora