Milhares de skatistas e simpatizantes do esporte em Curitiba promovem neste domingo (23) uma comemoração para marcar o Dia Mundial do Skate. Por volta das 13h45, pais acompanhando os filhos e adolescentes seguiram da Praça Santos Andrade, no Centro, para a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. No local são feitas apresentações de bandas de garagem, além de obstáculos para pequenas competições e distribuição de brindes.
VÍDEO: veja como foi a comemoração do Dia Mundial do Skate em Curitiba
Muitos carregavam faixas com mensagens em defesa do esporte, "skate não é crime". A caminhada e o evento transcorrem em clima pacífico do início até por volta das 14h30. Não houve registro de tumulto ou confusão pela Polícia Militar até o mesmo horário.
O trânsito da região que vai do Teatro Guaíra até o Centro Cívico está complicado desde as 8 horas, quando começaram os primeiros bloqueios. Os cruzamentos com restrições no centro da cidade ficaram mais abrangentes depois que a marcha dos skatistas começou. À medida em que os participantes avancem ao Centro Cívico, a perspectiva é de que haja liberação das pistas. Todo o trajeto é executado com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A Guarda Municipal também acompanha o evento.
Alguns pais acompanham os filhos pequenos na comemoração em nome do esporte. A consulta de moda Vanessa Spena levou o filho Gabriel, de 13 anos, que já anda de skate há dois anos. Para ela o esporte ainda é mal visto, por isso cabe aos pais acompanhar e informar os filhos. "O que protege as crianças é educação e diálogo. A gente tem que dar apoio, mas sempre acompanhando", explica a mãe.
Muitas faixas também levavam mensagens pedindo mais investimentos em pistas profissionais, "mais pistas menos ginásios", em referência às obras para a copa do mundo. A Federação dos Skatistas estima que a capital paranaense tenha hoje cerca de 70 mil skatistas.
Desde as primeiras horas do dia era possível ver jovens levando skates pelas ruas e também nos ônibus da capital. Eles se concentraram na Praça Santos Andrade desde cedo, por volta das 8 horas, onde fizeram oficinas de grafite em painéis, muros de escalada, obstáculos para a prática de skate e apresentações de dança urbana e DJs.
Reivindicações
Pacífica, a manifestação tem como objetivo reivindicar por mais infraestrutura para a prática do esporte em Curitiba, segundo o presidente da Federação dos Skatistas do Paraná, Adalto Elias Pereira. Ele diz que ainda não há na cidade uma pista adequada para competições profissionais. "Temos pistas nos bairros, mas Curitiba é a única capital que ainda não tem uma pista de alto nível", diz.
Cerca de 400 voluntários atuam no evento. Eles passaram por dois cursos de capacitação oferecidos pela prefeitura e ajudam na condução das comemorações, a fim de evitar incidentes como pichações e outros danos ao patrimônio público. Organizada pela prefeitura e a Federação dos Skatistas, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal, Setran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e RPCTV.
Vida e Cidadania | 2:36
Milhares de skatistas e simpatizantes seguiram da Praça Santos Andrade, no Centro, para a Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico, neste domingo (23). Muitos carregavam faixas com mensagens em defesa do esporte.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora