Cerca de 5 mil pessoas passaram entre a madrugada de sábado (5) e a manhã deste domingo (6) pelo velório coletivo de 19 vítimas do acidente que ocorreu na madrugada de sábado, em Descanso (SC). O velório acontece em Linha Salto, no interior de Santo Cristo, noroeste do Rio Grande do Sul. O sepultamento está previsto para esta tarde no cemitério da cidade, em covas abertas por voluntários durante a tarde de sábado.
Além dos 19 moradores de Linha Salto, outras sete morreram na tragédia. Duas estão sendo veladas em Giruá, duas em Santa Rosa, uma em Horizontina, cidades da mesma região, e mais duas em Pelotas, na zona sul do estado.
O acidente ocorreu por volta das 3 horas da madrugada de sábado, na BR-282, em Descanso (SC), quando um caminhão com placas de Pelotas bateu de frente com um ônibus de Horizontina, que levava excursionistas de Linha Salto para uma confraternização em Marechal Cândido Rondon, no Paraná. A tragédia matou 26 pessoas, deixou outras duas feridas com gravidade, internadas em hospitais de Chapecó (SC) e Concórdia (SC), e mais 21 feridos com fraturas, escoriações e hematomas, dos quais 14 ainda estão sob cuidados de hospitais de São Miguel do Oeste (SC). Na mesma região, em outubro de 2007, dois acidentes sequenciais envolvendo ônibus mataram 27 pessoas.
Luto oficial
Os governos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e os prefeitos de Santo Cristo e Santa Rosa decretaram luto oficial de três dias. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, acompanha as cerimônias. Depois de cumprimentar familiares das vítimas, ele disse que "a dor que eles estão sentindo aqui em Santo Cristo é a dor de todo o Rio Grande".
Possível rota feita pelo ônibus e o ponto do acidente, em Descanso:
-Lista dos mortos no acidente da BR-282:
Motorista do ônibus:Luciano André Hoffmann
Passageiros
Alceu Jose KraemmerAntoninho SessiAri WeimerClaudino João BocorniClaudio SchusterDionisio FrohlichEloi BocorniIldo Jose SchmidtJilvani Dos SantosJoão Irineu BambergJoão Marcelo Da SilvaJose Lauri SchusterKeli Regina KraemmerLiane Lucia Loebens BocorniMarilei Ester EscherMarlene Puhl BocorniMarli Angela IckertMarlise SchmidtMoacir Jose KramerNolar Odilo LoebensPaulo Cezar BocorniSilvino DielVanderlei Jose Kuhn
Estavam no caminhão:Fernando Zanetti FurtadoSaionara Da Silva Rocha
- A prefeitura da cidade de Santo Cristo divulgou a lista de passageiros do ônibus. Os nomes estão relacionados em ordem alfabética:
Adelmo Miguel KraemmerAlceu Jose KraemmerAlcides KraemmerAline HammesAlmiro Jose MadersAntonio SessiAri WeimerCharles Esiquel KraemmerClaudino João BocorniClaudio SchusterClovis Luis SchusterDionisio FrohlichEloi BocorniEuclides João MeinerzFernando Luis DielIldo Jose SchmidtJair Dos SantosJilvani Dos SantosJoão Irineu BambergJoão Marcelo Da SilvaJose Lauri SchusterKeli Regina KraemmerLaurindo Miguel ArtusLeonardo WeimerLiane Lucia Loebens BocorniMagnus Joel SchmidtMaikel Jose SchmidtMarcelo Luiz SegerMaria Teresinha Eich Da SilvaMarilei Ester EscherMarlene Puhl BocorniMarli Angela Ickert Marlise SchmidtMoacir Jose KramerNivea Andreia LisenfeldNolar Odilo LoebensPaulo Cezar BocorniRosangela Klein SchusterSenir Maria Loebens SchmidtSidinei Rodrigo KensySilvino DielVandeerlei Jose KuhnWilibaldo Reichert
Motoristas:Luciano André Hoffmann Oldemar Herckert
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião