Um militar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) causou um princípio de confusão na tarde desta sexta-feira, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, ao tentar embarcar em um vôo para São Paulo sem passagem.
Segundo informações da assessoria da Infraero, o militar estava em Curitiba trabalhando na manutenção do sistema de Controle de Tráfego do Afonso Pena e tentava retornar na sexta-feira para São Paulo. Ele teria entrado em um avião sem passagem e, já na cabine de comando da aeronave, se apresentou como militar do Decea.
O comandante do vôo não autorizou o embarque e o militar teria procurado outras companhias aéreas. Sem obter êxito, ele teria desistido da empreitada. Segundo a Infraero, o militar não agiu de forma violenta. Não houve registro de queixa na Delegacia do Aeroporto. O nome do militar não foi divulgado.
O Centro de Comunicação da Aeronáutica afirmou desconhecer o caso mas informou que os oficiais da Aeronáutica costumam viajar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Se o vôo for feito em linhas comerciais, os militares devem comprar passagem, fazer o check-in e embarcar normalmente como passageiros normais.