O tenente-coronel do Exército, Sérgio Correia Portela, de 48 anos, que morava em Curitiba, morreu neste domingo (4), após sofrer um mal súbito durante a prova de natação Travessia dos Fortes, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.
De acordo com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Copacabana), ele chegou a se afogar no mar e foi socorrido pelos salva-vidas, que o colocaram numa lancha de emergência e levaram para o posto médico.
Os médicos e bombeiros tentaram reanimá-lo durante 45 minutos, mas o militar não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória.
Segundo amigos do tenente-coronel, ele veio de Curitiba com a esposa e a filha para participar da travessia. A família estava hospedada em um hotel na orla de Copacabana.
O tenente-coronel da Arma de Infantaria era do Colégio Militar de Curitiba, estava aposentado e participava de competições de natações em todo o país, representando pelo Círculo Militar do Paraná. Uma de suas últimas provas foi a 4.ª Volta a Ilha de Porto Belo 2010, realizada no dia 28 de fevereiro. Portela concluiu a travessia em oitavo lugar, entre os competidores de sua faixa etária (45 a 49 anos).
NOTA OFICIAL ORGANIZAÇÃO / TRAVESSIA DOS FORTES 2010
Rio de Janeiro (RJ) O tenente coronel do Exército Sérgio Corrêa Portela, 48 anos, faleceu na manhã deste domingo (4/4) ao tentar completar a Travessia dos Fortes 2010. O atleta de Curitiba passou mal entre as boias 5 e 6, a cerca de 700m de distância da chegada, no Leme.
O atleta foi resgatado por uma lancha da organização e imediatamente transferido para uma lancha UTI do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros socorros, enquanto seguia para o Centro de Recuperação de Afogados (CRA) do 3º Grupamento Marítimo, no Posto 6, Copacabana.
No local, uma equipe médica constatou a parada cárdio-respiratória e os médicos aplicaram todos os procedimentos padrões de reanimação no atleta durante 45 minutos. O corpo de Sérgio Corrêa Portela será levado para o Instituto Médico Legal.
A organização da Travessia dos Fortes informou que o atleta apresentou todos os documentos necessários para a participação no evento, tais como atestado médico com CRM, declaração do técnico com número do CREF e termo de responsabilidade assinado.
A família foi informada sobre o acontecimento e está sendo apoiada pelo Exército Brasileiro.
Paulista e baiano são campeões da prova
A paulista Poliana Okimoto confirmou o favoritismo e conquistou, neste domingo, seu terceiro título da prova feminina da Travessia dos Fortes, que é disputada entre as praias de Copacabana e do Leme.
A prova masculina foi vencida pelo baiano Luiz Arapiraca, que fez sua estreia no lugar mais alto do pódio da competição.