O tenente-coronel do Exército, Sérgio Correia Portela, de 48 anos, que morava em Curitiba, morreu neste domingo (4), após sofrer um mal súbito durante a prova de natação Travessia dos Fortes, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio.
De acordo com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (Copacabana), ele chegou a se afogar no mar e foi socorrido pelos salva-vidas, que o colocaram numa lancha de emergência e levaram para o posto médico.
Os médicos e bombeiros tentaram reanimá-lo durante 45 minutos, mas o militar não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória.
Segundo amigos do tenente-coronel, ele veio de Curitiba com a esposa e a filha para participar da travessia. A família estava hospedada em um hotel na orla de Copacabana.
O tenente-coronel da Arma de Infantaria era do Colégio Militar de Curitiba, estava aposentado e participava de competições de natações em todo o país, representando pelo Círculo Militar do Paraná. Uma de suas últimas provas foi a 4.ª Volta a Ilha de Porto Belo 2010, realizada no dia 28 de fevereiro. Portela concluiu a travessia em oitavo lugar, entre os competidores de sua faixa etária (45 a 49 anos).
NOTA OFICIAL ORGANIZAÇÃO / TRAVESSIA DOS FORTES 2010
Rio de Janeiro (RJ) O tenente coronel do Exército Sérgio Corrêa Portela, 48 anos, faleceu na manhã deste domingo (4/4) ao tentar completar a Travessia dos Fortes 2010. O atleta de Curitiba passou mal entre as boias 5 e 6, a cerca de 700m de distância da chegada, no Leme.
O atleta foi resgatado por uma lancha da organização e imediatamente transferido para uma lancha UTI do Corpo de Bombeiros, onde recebeu os primeiros socorros, enquanto seguia para o Centro de Recuperação de Afogados (CRA) do 3º Grupamento Marítimo, no Posto 6, Copacabana.
No local, uma equipe médica constatou a parada cárdio-respiratória e os médicos aplicaram todos os procedimentos padrões de reanimação no atleta durante 45 minutos. O corpo de Sérgio Corrêa Portela será levado para o Instituto Médico Legal.
A organização da Travessia dos Fortes informou que o atleta apresentou todos os documentos necessários para a participação no evento, tais como atestado médico com CRM, declaração do técnico com número do CREF e termo de responsabilidade assinado.
A família foi informada sobre o acontecimento e está sendo apoiada pelo Exército Brasileiro.
Paulista e baiano são campeões da prova
A paulista Poliana Okimoto confirmou o favoritismo e conquistou, neste domingo, seu terceiro título da prova feminina da Travessia dos Fortes, que é disputada entre as praias de Copacabana e do Leme.
A prova masculina foi vencida pelo baiano Luiz Arapiraca, que fez sua estreia no lugar mais alto do pódio da competição.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora