O Ministério da Integração Nacional acaba de confirmar, nesta sexta-feira (24), que reconheceu oficialmente o estado de emergência no município de Guaíra, no Oeste do Paraná, em virtude da seca prolongada que castigou a região no início deste ano.
A portaria ministerial é de 7 de novembro, informa a assessoria do Ministério.
Renegociação
A medida facilita a renegociação de dívidas dos agricultores da região poderão com o governo federal. De acordo com a secretaria de Agricultura de Guaíra, o estado de emergência reconhecido pelo governo federal dá aos sojicultores condições privilegiadas para custeio de safra.
O Banco do Brasil já havia concedido um prolongamento da dívida dos agricultores da região, informou a secretaria do município.
Guaíra foi assolada por forte estiagem no início do ano. Em março, a prefeitura declarou o estado de emergência, agora reconhecido pelo governo federal.
Com o reconhecimento federal do estado de emergência, também fica facilitado o acesso aos recursos do Proagro, o Programa Nacional de Garantia da Atividade Agropecuária, para agricultores que haviam contratado o seguro rural.
Prejuízos
Este é o segundo ano que a região sofre com a seca. Agricultores acumulam prejuízos nas safras de soja.
De acordo com a prefeitura de Guaíra, a queda na produção de soja está estimada em 55%, o que representa cerca de R$ 21 milhões de prejuízo para a economia local. Mais de mil famílias que vivem da agricultura foram atingidas.
Nesta sexta-feira (24), houve reunião na cidade do Conselho de Desenvolvimento Rural da região. A comunidade conta com apoio da prefeitura e secretaria de agricultura, que orientam os sojicultores.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora